Alterações de postura corporal e o impacto nas funções orais

Estudos apontam as inter-relações entre funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição, sucção e fonoarticulação) e postura de cabeça e tronco, evidenciando que, grande parte dos problemas encontrados nessas funções, também ocorrem devido à postura inapropriada.

A disfagia caracteriza-se por comprometimentos no mecanismo da deglutição, resultantes de alterações neurológicas ou mecânicas. A respiração e a deglutição são processos coordenados que utilizam as mesmas estruturas fisiológicas e, são fortemente dependentes de uma boa postura corporal. Em casos de comprometimento neurológico, mudanças nesses dois processos podem aumentar o risco de broncoaspiração durante alimentação.

Como exemplo de comprometimento neurológico, podemos citar a alteração de tônus encontrada em crianças com paralisia cerebral, que pode resultar em padrões anormais de postura e de movimento. A hiperextensão da cabeça nestas crianças prejudica a elevação da laringe podendo resultar em aspiração do alimento, levar a protrusão ou retração da língua além, de uma movimentação inadequada da mandíbula, esta última, causada por assimetrias na atividade muscular durante a mastigação. Do mesmo modo, a capacidade respiratória ideal depende de uma boa postura e equilíbrio muscular. Um desequilíbrio da musculatura envolvida com a respiração interfere na habilidade de elevar e expandir o tórax e maximizar a capacidade pulmonar, bem como músculos abdominais muito fracos não são capazes de gerar pressões expiratórias máximas. Sendo assim, essas adaptações interferem na respiração tanto no modo quanto no ritmo, desfavorecendo a coordenação com as demais funções estomatognáticas.

Portanto, podemos concluir que a fonoaudiologia possui um olhar global cuidadoso, a fim de promover melhor postura e mobilidade de tronco, caixa torácica e extensão correta da cabeça.  Essas são vantagens biomecânicas que beneficiam a coordenação entre os órgãos fonoarticulatórios e as funções estomatognáticas, melhorando, por exemplo, a força dos músculos responsáveis pela mastigação e, favorecendo a deglutição segura e funcional.

 

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

0 comentátios

Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *