Análise de marcha

Sendo o principal meio humano de locomoção, o ato de caminhar é uma habilidade motora que está fortemente relacionada à independência de um indivíduo, havendo uma relação positiva entre a capacidade de andar e sua qualidade de. Infelizmente diferentes ocorrências, podem afetar o estado da qualidade da deambulação. Algumas afecções neurológicas causam a instalação de padrões atípicos de marcha, os quais, dependendo da extensão dos desvios em relação aos padrões normais, podem ser classificadas como patológicos.

Frequentemente sujeitos acometidos por desordens motoras apresentam comprometimento no padrão da marcha e por isso os processos de intervenção terapêutica aos quais são submetidos usualmente contêm estratégias voltadas à habilitação, ou mesmo reabilitação, da marcha.

A análise instrumentada da marcha utiliza tecnologia especializada para capturar, por meio de vídeo, imagens desta habilidade motora.  Permite coletar dados importantes acerca dos movimentos corporais. Este exame tem mostrado eficiência tanto para o estabelecimento de diagnósticos individuais mais precisos quanto para a avaliação do impacto das terapêuticas utilizadas.  

A análise biomecânica, possibilita ao fisioterapeuta envolvido no processo de habilitação/reabilitação, ter conhecimentos das alterações na marcha dos pacientes. Portanto, a precisa interpretação destas alterações é fundamental no processo de tomada de decisão no que diz respeito ao planejamento das intervenções terapêuticas adotadas.

 

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

0 comentátios

Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *