fbpx

Atividade de memória visual

A memória visual é parte de uma grande área conhecida como habilidades perceptivas visuais. Concentra-se na capacidade de recordar a informação visual que foi vista, sendo um fator crítico para a leitura e a escrita.

Quando uma criança está escrevendo uma palavra, ela deve recordar como as partes da letra se formam. Pode ser muito frustrante para uma criança com déficit de memória visual executar uma tarefa de escrita, ortografia ou cópia de texto. Crianças com dificuldade em memória visual tem dificuldades para copiar letras, palavras e frases de um quadro ou livro.

Elas podem apresentar uma escrita muito lenta, dificuldades para formar e misturar letras ou palavras dentro de frases. Recordar as palavras que são vistas nos exercícios de leitura pode ser difícil, assim como acompanhar uma atividade de leitura, devido à dificuldade em compreender e lembrar o que foi lido. Crianças com déficits de memória visual podem demonstrar dificuldades com a formação de letras e números, e podem parecer “preguiçosas” ao apresentar um trabalho escrito.

No tratamento da Terapia Ocupacional em neuropediatria, podemos realizar diversas atividades com objetivo de aprimorar a memória visual.

Dica de atividade usando palitos de sorvete coloridos

Faça um exemplo de forma e peça para a criança copiar. Você pode graduar o nível de dificuldade da atividade deixando mais difícil, removendo o exemplo e fazendo a criança construir a forma usando apenas a memória. Pode-se oferecer assistência por meio de dicas visuais ou verbais para auxiliar na construção de formas simples.

Outra opção para dificultar um pouco mais a atividade é misturar as cores e construir as formas utilizando todas as cores. Em seguida, introduza as formas com cores padronizadas ou aleatórias. Uma vez que a criança demonstre sucesso com a cópia da forma, incentive a construção de letras e números usando os palitos.

 

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

Veja também