Manter a atenção é um grande desafio para as crianças. As distrações podem ocorrer em casa, na comunidade, na sala de aula e por toda parte que uma criança vai! Confira 5 dicas de atividades para aprimorar a atenção das crianças.

Quando se trata de aumentar a atenção nas crianças, precisamos que saber que existem alguns aspectos envolvidos: a atenção está relacionada com o funcionamento executivo, com o processamento sensorial e com a auto-reflexão. No momento em que interfere na aprendizagem, no desempenho de tarefas funcionais ou cria situações inseguras, a falta de atenção pode se tornar um problema real.

Existem diversas informações de como lidar com os déficits de atenção das crianças. Os pais podem ficar facilmente sobrecarregados pela quantidade de táticas e abordagens de tratamento para melhorar a atenção.

Precisamos lembrar que uma das prioridades de uma criança é brincar. sendo assim, por que não desenvolver as habilidades necessárias, como a atenção, através da participação ativa em uma atividade baseada em seus interesses?

No mercado existem diversos jogos e brinquedos que nos dão idéias e ajudam a como trabalhar com as crianças. Essas atividades, muitas vezes divertidas prazerosas, ajudam a desenvolver a atenção ao mesmo tempo!

Como exemplos de táticas e atividades para aprimorar a atenção podemos citar:

  1. Jogos de memória, que podem ser adaptados para atender aos interesses de cada criança,  podendo ser modificados com base na capacidade ou idade;
  2. Atividades e brincadeiras que envolvem a coordenação motora grossa ao ar livre ou no parquinho;
  3. Jogos de quebra-cabeças, de acordo com a idade da criança;
  4. Promover um rápido período de descanso entre as atividades realizadas em sala de aula;
  5. Ensinar às crianças sobre as habilidades de auto-regulação e resolução de problemas.

Uma coisa que se destaca quando pensamos em jogos e brinquedos que desenvolvem a atenção, é o aspecto sensorial. O uso de suportes sensoriais que reduzem a sobrecarga das informações pode ser útil para auxiliar as crianças com dificuldades em manter a atenção.

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana