fbpx

Atividades de coordenação motora fina

As habilidades motoras são essenciais para as crianças explorarem o mundo e a si mesmos. As habilidades de alcance, preensão e manipulação de objetos aparecem nos primeiros anos de vida, tendo sua maturação a partir dos dois anos de idade, permitindo que a criança realize ações mais maduras e funcionais.

As habilidades motoras finas permitem que as crianças explorem, brinquem e manipulem objetos e ferramentas necessárias para a execução de suas atividades cotidianas. São identificadas como aquelas que requerem muita precisão e envolvem principalmente os membros superiores, em específico as mãos. Podemos destacar como exemplos: ações de escrever, digitar, desenhar, manipular objetos pequenos e delicados. A aquisição de grande parte destas habilidades ocorre em casa, através da interação com a família, sendo aprimoradas quando a criança é inserida no ambiente escolar.

O uso efetivo da motricidade fina permite que a criança realize suas atividades diárias de auto-cuidado (alimentação, banho, vestuário, higiene) com independência e participe de atividades relacionadas ao contexto escolar, como por exemplo o uso do lápis e da tesoura. Sendo assim, dificuldades na motricidade fina afetam o desempenho escolar, influenciando negativamente a autoestima e o senso de compentência da criança.

Para estimular o desenvolvimento da motricidade fina é importante que a criança experimente uma grande variedade de atividades de coordenação motora que incluam tanto tarefas rotineiras como pintura, modelagem, recorte, quanto tarefas que exijam maior precisão.

Dicas de atividades

  • Cada botão no seu potinho: peça para a criança colocar cada botão no seu respectivo potinho.

  • Lego e massinha de modelar: é possível trabalhar habilidades de força e coordenação.

  • Colocando elástico na latinha: atividade bem simples de fazer, e que trabalha resistência, força e coodenação.

  • Atividades gráficas:  faça padrões ou desenhos tracejados e peça para a criança passar por cima com lápis. Pode ser feito também para a criança recortar seguindo as linhas.

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

Veja também