Coordenação Visomotora

A coordenação visomotora está presente sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estímulo visual de forma adequada. A habilidade visomotora é composta pela capacidade de observar, reconhecer e usar as informações visuais sobre formas, figuras e objetos, e permite que as crianças processem as informações em torno delas.

As habilidades visomotoras são constituídas por muitas áreas relacionadas à visão e à capacidade de perceber a visão em relação ao movimento das mãos e do corpo em tarefas funcionais. Sendo assim, estas habilidades incluem a coordenação da informação visual que é percebida e processada junto com as habilidades motoras, incluindo o motor fino, motor grosso e motor sensorial.

Ao traçar uma linha, por exemplo, a criança, ao mesmo tempo que segue com os olhos a ação de riscar, deve ter em mira o alvo a ser atingido. Quando ela tem dificuldades de coordenação visomotora ela não consegue, por exemplo, traçar linhas com trajetórias predeterminadas, uma vez que a mão não obedece ao trajeto previamente estabelecido.

Problemas na coordenação visomotra contribui de maneira negativa para o processo de aprendizagem, já que para aprender e fixar a grafia é indispensável que a criança tenha a coordenação olho-mão plenamente desenvolvida.

Exemplos de atividades para estimular a coordenação visomotora

  • Atividade gráficas de unir tracejados, ligar os pontos.
  • Em um pote ou bacia grande, dispor pérolas coloridas e pedir para a criança passar as pérolas para um pote de gelo, utilizando uma colher. Pode-se utilizar também grãos de arroz/feijão.
  • Colocar a criança sentada no chão com as pernas separadas e rolar uma bola em direção a ela. A criança deve tentar parar a bola antes que ela bata em sua barriga.
  • Atividade de jogar e acertar a bola no cesto/alvo.
  • Passar grãos de um pote para outro.
  • Em uma folha de papel, faça desenho de linhas e peça para a criança colar um pedaço de lã/barbante por cima da linha.
  • Dispor pedaços de canudo em um prato e pedir para a criança passar uma linha por dentro.

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

2 comentátios

Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *