fbpx

Dicas de exercícios que podem melhorar a função respiratória

A fisioterapia respiratória utiliza estratégias, baseadas em técnicas em forma de exercícios para melhorar a capacidade pulmonar. Visa a prevenção e o tratamento de doenças respiratórias que podem promover o acumulo de secreções como pneumonias, asma, gripes e resfriados ou outras doenças que não estão relacionadas ao trato respiratório mais que cursam com fraqueza muscular generalizada comprometendo também os músculos respiratórios.

Os exercícios buscam no geral a associação de inspirações profundas (o ar entrando nos pulmões) que movimentam o ar por todas as áreas pulmonares, seguidas de uma expiração forçada (o ar saindo dos pulmões) que é realizada com o trabalho muscular ativo, gerando o fortalecimento dos músculos expiratórios. Tornando assim a tosse mais eficaz e melhorando a respiração. Realizar esses exercícios além de importante, pode ser muito divertido e prazeroso.

Algumas dicas:

Assoprar a luva no copo

 

Prenda uma luva em um copo plástico, no copo faça um furo e coloque um canudo. Peça para a criança puxar o ar bem fundo e assoprar no canudo para ver o que aparece. É interessante fazer desenhos na luva.

Língua de sogra

 

Peça para a criança puxar o ar fundo e assoprar a língua de sogra e manter assoprando o máximo que conseguir.

Bolinha de sabão

Peça a criança assoprar e fazer bolas grandes, bolas pequenas ou muitas bolinhas seguidas. Trabalhando nessa atividade um maior controle da respiração.

Bolhas na agua

Em uma garrafa ou copo, coloque agua o suficiente para não transbordar. Com um canudo peça para a criança assoprar fazendo bolhas na agua o máximo que conseguir. Essa atividade também faz com que a pressão gerada dentro do pulmão pela oscilação da agua auxilie na mobilização de secreções.

Futebol com o canudo

Faça bolinhas pequenas de papel, improvise as traves do gol e comece o jogo. A criança precisa controlar o assopro para poder acertar o gol e trabalhar também os músculos inspiratório e inspiratórios.

 

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

Veja também