fbpx

Estimulação Precoce de 0 a 3 anos: como funciona, indicações e benefícios.

A estimulação precoce de 0 a 3 anos, é um conjunto de estímulos motores, cognitivos e sensoriais dado a crianças que estão dentro de uma zona de risco de atraso do desenvolvimento, como bebês prematuros ou que tiveram que permanecer no hospital por mais tempo devido a intercorrências durante ou depois do parto e as crianças com algum tipo de deficiência.

A estimulação precoce de 0 a 3 anos, tende a fase primordial para aquisição dos marcos neuropsicomotores e onde há um pico de neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando exposto a novas experiências. Esta característica única é a base para a formação de memória, aprendizagem bem como a adaptação a lesões (ex. Paralisia cerebral)
Para ajudar essas crianças na aquisição e aprimoramento de suas habilidades é necessário, na maioria dos casos, uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional.
Cada criança deve passar por uma avaliação e depois disso o profissional, traça os objetivos, a conduta terapêutica a ser seguida e faz as orientações para a família de forma que esta possa manter em casa um ambiente favorável ao desenvolvimento.
É muito importante que essas crianças recebam estímulo de qualidade e que as famílias sejam ensinadas a dar continuidade ao trabalho dos terapeutas em casa para que elas possam adequar o mais rápido possível a sua idade cronológica a sua idade motora ou, caso isso não seja possível, desenvolver ao máximo seu potencial neuropsicomotor.

por Maria Clara

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

Veja também