Independência na atividade de vestuário

“Eu consigo fazer isso sozinho!”

É uma frase que a maioria dos pais ouve em um momento ou outro, pois seu filho começa a desenvolver as habilidades necessárias para a independência nas atividades de auto-cuidado. Porém, às vezes, existem fatores que interferem no desenvolvimento adequado da função, como por exemplo, dificuldades na coordenação motora fina. Os pais podem se perguntar quando seu filho começará a tirar sua camiseta ou a usar sapatos e meias com independência.

Dicas para estimular e promover a independência na atividade de vestuário

  • Paciência!

Na correria do dia a dia, muitos pais acabam vestindo seus filhos para otimizar o tempo. Mas é de extrema importância que a criança tenha oportunidade de tentar realizar essa atividade sozinha. Uma boa hora para fazer o treino é no período da noite e nos fins de semana, quando a rotina está mais tranquila.

  • Tirar a roupa é mais fácil que colocar.

A criança pode ser estimulada a tirar roupa sempre que chegar em casa, ou antes de tomar banho. O mesmo vale para sapatos e meias.

  • Use fantasias!

Em uma brincadeira de faz de conta, pode-se usar fantasias para atrair a atenção e estimular as crianças a se vestirem/despirem.

  • Repetição.

Esta é uma estratégia bastante eficaz, e promove aumento das oportunidades de prática da tarefa.

  • Escolha da roupa.

Fornecer várias peças de roupa e deixar que a criança escolha o que quer vestir pode ser mais uma oportunidade para o treino do vestuário.

  • Faz de conta.

Incentive brincadeiras que envolvam vestir bonecas/bonecos; desta forma, além do treino da tarefa, também há possibilidade de praticar as habilidades motoras finas necessárias para realização da atividade (como por exemplo, fechar/abrir um botão ou zíper).

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

0 comentátios

Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *