Alterações de postura corporal e o impacto nas funções orais

Estudos apontam as inter-relações entre funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição, sucção e fonoarticulação) e postura de cabeça e tronco, evidenciando que, grande parte dos problemas encontrados nessas funções, também ocorrem devido à postura inapropriada. A disfagia caracteriza-se por comprometimentos no mecanismo da deglutição, resultantes de alterações neurológicas ou mecânicas. A respiração e a deglutição são […]

Brain breaks: Atividades para melhorar o foco e a atenção

“Brain breaks” referem-se a uma série de atividades que podem ser utilizadas por professores em sala de aula, com o objetivo de melhorar o foco e a atenção dos alunos. Estas atividades oferecem uma ótima oportunidade para os alunos trabalharem a coordenação, flexibilidade e consciência corporal e espacial, enquanto se divertem. Além disso, também podem […]

4 Dicas de recursos para estimulação visual em bebês com baixa visão

Estudos apontam que existe uma significativa incidência de problemas visuais em crianças com desordens motoras, como a Paralisia Cerebral. Tais problemas podem gerar sérias consequências e prejuízos funcionais, especialmente visomotores. Dentre os problemas visuais mais comuns, podemos citar: estrabismo, nistagmo, erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), diminuição da acuidade visual, perda de campo visual, atrofia […]

Especularidade, reciprocidade e complementariedade

O referencial teórico ao qual está baseada a terapia fonoaudiológica de linguagem é a perspectiva sócio-interacionista que utiliza como norteador o pensamento de Vygotsky (2003). Segundo essa concepção, é sempre pela interação social que se dá a aquisição da linguagem, na qual as brincadeiras ocupam uma função relevante para a criança adquirir o domínio da […]

Contensão Induzida

O que é Contensão induzida?

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é um tratamento com abordagem comportamental para neuroreabilitação que visa promover aumento e melhora no uso do membro superior de pessoas ou crianças que tem a funcionalidade e o uso de forma assimétrica. A TCI foi criada por Edward Taub, nos Estados Unidos, e fundamentada na Teoria do Não-uso […]

Estimulação Precoce

A estimulação precoce é um conjunto de estímulos motores, cognitivos e sensoriais dado a crianças que estão dentro de uma zona de risco de atraso do desenvolvimento, como bebês prematuros ou que tiveram que permanecer no hospital por mais tempo devido a intercorrências durante ou depois do parto e as crianças com algum tipo de […]

Quando devo procurar um fonoaudiólogo?

Existem alguns motivos que necessitam de avaliação e acompanhamento fonoaudiológico. E eles podem estar presentes mesmo antes da criança começar a falar as primeiras palavrinhas. As alterações variam de acordo com a idade e o desenvolvimento de cada criança. Vale a pena consultar um fonoaudiólogo quando o bebê apresenta algumas dificuldades de alimentação/amamentação, mastigação e […]

Atividade de memória visual

A memória visual é parte de uma grande área conhecida como habilidades perceptivas visuais. Concentra-se na capacidade de recordar a informação visual que foi vista, sendo um fator crítico para a leitura e a escrita. Quando uma criança está escrevendo uma palavra, ela deve recordar como as partes da letra se formam. Pode ser muito […]

Atividades de atenção para as crianças

Manter a atenção é um grande desafio para as crianças. As distrações podem ocorrer em casa, na comunidade, na sala de aula e por toda parte que uma criança vai! Quando a atenção interfere na aprendizagem, no desempenho de tarefas funcionais ou cria situações inseguras, pode se tornar um problema real. Quando se trata de […]

Curta nossa Página

Siga-nos também no Instagram

Instagram has returned invalid data.