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Vamos descobrir o tamanho das palavras?

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de
habilidades que possibilitam pensar sobre as características da língua desde a simples percepção do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas.

A consciência fonológica é um pré-requisito para a aquisição de leitura e
escrita e existem diversas brincadeiras que estimulam essas habilidades nas crianças.


Para conseguir mensurar o tamanho de uma palavra primeiro é preciso
segmentá-la, ou como conhecemos melhor “separar as sílabas”.
Para crianças na fase de pré-alfabetização é importante diferenciar palavras grandes de pequenas. Pois a palavra “urso” é interpretada pela criança como maior que a palavra “passarinho”. Já que o animal urso é em
tamanho maior que o animal passarinho.

Para sair do abstrato lúdico e iniciar a relação com o grafema, é proposto
que separe as palavras de forma auditiva e corporal. Contando quantos
pedaços (sílabas) tem a palavra urso e quantos pedaços tem a palavra
passarinho. Assim podemos dar pulos referentes ao número de sílabas de
cada palavra, ou bater palmas, ou jogar a bola de uma pessoa para a outra.
Exemplo: Urso 2 pulos : Ur – So
Passarinho 4 pulos: pas – sa- ri- nho
Qual a palavra maior?
E assim seguir com outras categorias além dos animais, como coisas da
casa, cores, coisas que tem na escola entre outros.

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