Sofia

Sofia

Terapeuta Ocupacional

Sofia – Terapeuta Ocupacional

Formação

  • Graduação em Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.  Título: Análise de jogos e brincadeiras em contexto hospitalar: uma abordagem da Terapia Ocupacional com crianças hospitalizadas. Orientador: Ana Paula Martins Cazeiro. (2011-2015)
  • Ensino Médio (2º grau). Colégio Prioridade Hum, CPH, Brasil. (2008-2010)

Formação Complementar

  • CURSO AVANÇADO DE MANUSEIOS, INTEGRAÇÃO SENSORIAL E RECURSOS TERAPÊUTICOS, com carga horária de 35 horas/aulas, a realizar em novembro de 2018 no CERN/RJ.
  • CURSO X PEDIATRIC THERAPEUTIC TAPING COURSE – “Técnicas de Taping, usadas para melhorar o alinhamento e re-educação neuromuscular”, com carga horária de 24 horas/aulas, no período de 12 a 15 de agosto de 2018, realizado no CERN/RJ.
  • CURSO BÁSICO PEDIÁTRICO DE TRATAMENTO NEUROEVOLUTIVO – CONCEITO BOBATH.  CONCLUÍDO “Avaliação e tratamento de crianças com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras”, realizado no CERN/RJ, no período de setembro/2017 a junho de 2018, no horário de 13h às 20h30. Curso com carga horária de 285 horas/aulas.
  • CURSO DE TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA EM MEMBRO SUPERIORES PEDIÁTRICO – TCI “específico para crianças e adolescentes”, com carga horária de 16 horas/aulas, no período de 26 e 27 de maio de 2018, realizado no CERN/RJ.
  • IV CURSO  DE PLATAFORMA VIBRATÓRIA GALILEO APLICADO À PEDIATRIA, realizado nos dias 05 e 06 de maio de 2018, com duração de 14 horas/aula. Na clínica Espaço Habilitar – Copacabana/RJ.
  • CURSO de Tapping
  • CURSO do TCI
  • CURSO DE AVALIAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. CRIMAP –Barra da Tijuca/ RJ. 16h. (04 e 05/11/2017). 
  • Curso DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL: DA TEORIA À PRÁTICA TERAPÊUTICA NOS DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO. Ministrado pela terapeuta ocupacional Lígia Maria de Godoy Carvalho. Ludens Cursos. Maceió/AL, 24h, (30/10/2017 até 01/11/2017).
  • Curso T.R.E.I.N.I. – na ESPAÇO HABILITAR – Copacabana/RJ. (27 a 29/10/2017). Segundo e terceiro módulo a concluir.
  • Curso de ESTIMULAÇÃO VISUAL – Atendimento à criança com deficiência visual: da avaliação da visão funcional à inclusão escolar.ESPAÇO HABILITAR – Copacabana/RJ. (21 e 22/10/2017).
  • CURSO BÁSICO PEDIÁTRICO DE TRATAMENTO NEUROEVOLUTIVO – CONCEITO BOBATH. 1o MÓDULO CONCLUÍDO “Avaliação e tratamento de crianças com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras”, realizado no CERN/RJ, (09/2017-06/2018).
  • CURSO DE MARCHA – DESENVOLVIMENTO, BIOMECÂNICA E FACILITAÇÕES- Ministrado pela Jane Styer-Acevedo, realizado na CRIMAP/RJ e reconhecido pela AConBobath – Brasil. 31h. (20 a 23/07/2017)
  • CURSO DE APRIMORAMENTO EM NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL – Ministrado pela Creative Ideias/ Rio de Janeiro. 120 h. (Junho/2016).
  • PET – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde)/ ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: discutindo necessidades e novas possibilidades de cuidado. (Agosto/2012 a Agosto/2014).
  • Alunos Contadores de Histórias – IPPMG. (Setembro/2012 a Março/2013).
  • VERSUS – Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde. 180 h. (Junho/2012 a Julho/2012).
  • Primeiro Curso de Verão em Anatomia para Terapia Ocupacional – UFRJ. 20 horas. (30/01/2012 a 03/02/2012).
  • III Curso de Psicopatologia o Hotel e Spa da Loucura – UPAC, no Hospital Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, 4 h. (03/07/2015)
  • Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil – Ministrado pela PRIME Cursos do Brasil. 40 h. (Agosto/ 2015).

Experiência Profissional

  • Espaço Habilitar, EH, Brasil : TERAPEUTA OCUPACIONAL PEDIÁTRICA, (2017 – atual)
  • Associação Fluminense de Reabilitação (AFR). Terapia Ocupacional. Atendimentos terapêuticos ocupacionais para crianças, adultos e idosos que apresentam limitações físicas, sociais e/ou mentais. (Maio/2016 a Janeiro de 2017).
  • NASF Rodolpho Rocco – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (SPDM). Cobertura de licença maternidade como terapeuta ocupacional do NASF. Apoiava à duas Clínicas da Família, situadas na região de Del Castilho, na AP 3.2. Foram elaborados grupos de crianças e responsáveis/ artesanatos, projetos terapêuticos singulares, discussões de casos, acompanhamento de casos, visitas domiciliares, atendimentos em conjunto com os profissionais da equipe de saúde da família/interconsultas. (18/01/2016 até 18/04/2016).
  • ESPAÇO HABILITAR. Supervisão em prática clínica neuroinfantil. Acompanhamento em supervisão clínica particular, com a terapeuta ocupacional Patrícia Iucif com crianças na reabilitação neuropediatrica. Copacabana, RJ. (Out/2015 até Dez/2015).
  • Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil – CreSer. Atendimentos terapêuticos ocupacionais para crianças e adolescentes que apresentam atrasos no desenvolvimento infantil. (Out/2015 até Fev/2016).
  • Centro Municipal de Saúde Madre Teresa de Calcutá, CMSMTC, Brasil. Estágio curricular no Centro Municipal de Saúde Madre Teresa de Calcutá com práticas na Estratégia de Saúde da família e cuidados direcionados à saúde mental. 12h. (Mar/2015 até Ago/2015).
  • Hospital Estadual da Criança, HEC, Brasil.
    Vínculo institucional. Estágio não curricular/ não obrigatório no Hospital Estadual da Criança, localizado no bairro de Vila Valqueire, zona norte da cidade do Rio de Janeiro/RJ. O hospital oferece serviços de baixa, média e alta complexidade, realizando cirurgias, transplantes e tratamento de câncer infantil. A unidade assiste às crianças encaminhadas através do Sistema de Regulação do Estado, não havendo atendimento de emergência. Atividades realizadas durante o estágio: execução de métodos e técnicas terapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade mental do paciente; atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação utilizando protocolos e procedimentos específicos da função; analisar condições dos pacientes; orientar pacientes e familiares; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida; avaliar o paciente quanto às suas capacidades e deficiências; procedimentos de habilitação para atingir os objetivos propostos a partir da avaliação; facilitar e estimular a participação e colaboração do paciente no processo de habilitação ou de reabilitação; avaliar os efeitos da terapia, estimular e medir mudanças e evolução; planejamento de atividades terapêuticas de acordo com as prescrições médicas; redefinir os objetivos, reformular programas e orientar pacientes e familiares; promover campanhas educativas; produzir manuais e folhetos explicativos. 20h. (Março/2015 a Agosto/2015).
  • Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, IPPMG, Brasil. Estágio curricular no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG / UFRJ, localizado na Ilha do Fundão/RJ. Participação como estagiária nos setores de ambulatório de Terapia Ocupacional, com atendimentos direcionados à reabilitação motora, social e mental; e na Brinquedoteca TO Brincando, direcionada à atendimentos para pacientes com síndrome Down. (Julho/2014 a Dezembro/2014).
  • Instituto Fernandes Figueira/ FIOCRUZ, IFF, Brasil.
    Vínculo institucional. Estágio curricular no Instituto Fernandes Figueira/ FIOCRUZ, localizado no bairro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro/RJ. Participação no Programa Saúde e Brincar onde utilizava o brincar com as crianças hospitalizadas nos setores de enfermaria pediátrica, DIPe e enfermaria cirúrgica e neurocirúrgica. 20h. (Junho/2013 a Junho/2014).
  • Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, IPPMG, Brasil. Projeto de extensão, Enquadramento Funcional: Contadora de Histórias (2012 – 2013)
  • Ministério da Saúde, MS, BrasilEnquadramento Funcional: (2012)

Produção Bibliográfica

  • Vieira, SR, Cazeiro, APM. Análise de jogos e brincadeiras para o contexto hospitalar. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro. 2017. V.1(2): 127-148C

Participação em Eventos

  • 7° Jornada de Neuroeducação realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2015, pela Criative Ideias/ Rio de Janeiro.
  • Participação da comissão organizadora do Seminário Internacional: Transformações do Trabalho na Área da Saúde, realizado pelo curso de Terapia Ocupacional e pelo Programa de Engenharia de Produção (PEP –COPPE) da UFRJ, (12/07/2013).
  • Participação na XIV Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito – 2, realizada na UERJ, (2, 3 e 4/10/2013).
  • Participação no XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: diretrizes, compromissos e ações, realizado no Centro de Convenções/ Centrosul, Florianópolis/SC, nos dias 13 a 16/10/2013. Carga horária: 30 horas.
  • Participação na comissão organizadora do II Ação da Luta Antimanicomial, realizado na praça pública na comunidade da Mata – Bancários/ Rio de Janeiro no dia 27/05/2014.
  • Apresentação de pôster impresso. VIEIRA, S. R., SILVA, R. P. Necessidades e potencialidades de equipe da ESF: buscando o papel da TO. In: 12o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2013, Belém.
  • Apresentação de pôster eletrônico. ALONSO, C. M. C., VIEIRA, S. R., MAGALHAES, M., COSTA, C. F. M., DIAS, L. T. F. A IMPORTÂNCIA DO PET- SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS. In: XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2013, Florianópolis – Santa Catarina.
  • Apresentação de comunicação oral. ALONSO, C. M. C., VIEIRA, S. R., MAGALHAES, M., COSTA, C. F. M., DIAS, L. T. F. A, SAPORITO, B. E., SILVA, R. P. IMPORTÂNCIA DO PET-SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS. In: 10° Congresso de Extensão da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro/RJ.
  • Apresentação de relato de experiência. ALONSO, C. M. C., MAGALHÃES, M., COSTA, C. F. M., VIEIRA, S. R., DIAS, L. F. A IMPORTANCIA DO PET- SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS; RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APS. In: IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família.
  • Apresentação na modalidade painel. ALONSO, C. M. C., CABRAL, N. G., VIEIRA, S. R., SCHULTZ, T. G., RUBACK, C. O. INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE ASPECTOS FACILITADORES E LIMITES PARA A CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO COM AS EQUIPES DE ESF. In: X Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional, realizado em Belém, Pará, (17 a 20 de Setembro de 2014).
  • Apresentação de pôster. CAZEIRO; A. P. M.; VIEIRA, S. R. Análise de Atividades: Jogos e Brincadeiras para Crianças Hospitalizadas. Apresentado durante o XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional (CBTO) realizado no Centro de Convenções Sulamérica, Rio de Janeiro/RJ. (12 a 15 de Outubro de 2015).

Idiomas

  • Português : Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
  • Espanhol : Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
  • Inglês : Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.