Movement Analysis & Education Strategies for the Treatment of Children with Cerebral Palsy and similar neurodevelopmental conditions – MAES Therapy

It is never too late to intervene, however the earlier you do so, the more you can influence the child’s future development for the better.

MAES Therapy

Abordagem  especializada de tratamento para bebês, crianças e adultos com paralisia cerebral, condições neurológicas e desordens de movimento similares, com o objetivo de preveni-los das consequências típicas desses quadros clínicos.

Para mais informações sobre o MAES Therapy, consulte: www.maestherapy.com


MAESlogo


Datas e Cronograma

4 semanas (20 dias) de curso, divididos em dois módulos, cada um de duas semanas

Parte 1

Primeira Semana : De 21 de Outubro de 2019 (segunda-feira) até 25 de Outubro de 2019 (sexta-feira).

Segunda Semana : De 28 de Outubro de 2019 (segunda-feira) até 01 de Novembro de 2019 (sexta-feira).

Parte 2

Terceira Semana : De 02 de Dezembro de 2019 (segunda-feira) até 06 de Dezembro de 2019 (sexta-feira).

Quarta Semana : De 09 de Dezembro de 2019 (segunda-feira) até 13 de Dezembro de 2019 (sexta-feira).


Local: Espaço Habilitar, Rua Raul Pompéia 12, 4º andar, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

Objetivo

MAES Therapy vai observar o que está influenciando o movimento da criança, incluindo a perspectiva que ela tem do mundo que à cerca, assim como a maneira que ela aprendeu a compreender, experimentar e interagir com ele. A terapia utiliza manuseios específicos e altamente qualificados para guiar o movimento e a cognição levando a criança a aprender novas habilidades e assim, maximizar seu potencial. Visa proporcionar à criança um caminho de experiência que não se concentra na realização de tarefas a curto prazo ou na elaboração de conjuntos de tarefas que coincidem com os marcos do desenvolvimento. Em vez disso, MAES Therapy trabalha para criar a bases primordiais que reduzam o desenvolvimento atípico a longo prazo e ampliando as possibilidades de melhores resultados. A intervenção precoce é benéfica quando se considera o desenvolvimento futuro dos bebês e crianças pequenas com condições de neurodesenvolvimento ou atraso no desenvolvimento. Nunca é tarde para intervir, no entanto, quanto mais cedo você fizer isso, mais você pode influenciar o futuro da criança.

  • 
Promover bases estruturadas para que seja feita uma avaliação eficaz, com um melhor entendimento dos desafios e necessidades das crianças com PC e condições semelhantes de neurodesenvolvimento.
  • Ganhar experiência na análise da coordenação e no desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico eficazes e estruturadas.
  • Analisar tarefas em termos dos componentes da função motora grossa e fina, sensoriais, perceptivos, biomecânicos e cognitivos.
  • Relacionar a qualidade da execução de determinadas tarefas às habilidades específicas que a criança foi capaz de desenvolver para completar essas tarefas.
  • 
Predizer o comportamento motor (prognóstico) com base em uma análise aprofundada de apresentações típicas associadas à hipertonia espástica, PC discinética, ataxia, hipotonia e PC associada ao parto prematuro.
  • 
Entender as consequências de curto e longo prazo para o engajamento da criança em atividades complexas quando faltarem as habilidades necessárias e, consequentemente, para os terapeutas estabelecerem as prioridades e o plano de tratamento, a curto e longo prazo, capazes de transformar o curso natural do desenvolvimento da criança.
  • Desenvolver nos terapeutas as habilidades necessárias para a resolução de problemas de alto nível, para que eles forneçam à criança experiências sensório motoras específicas que potencializem suas capacidades.
  • Priorizar e identificar quais habilidades específicas estão ausentes em cada criança para que seja possível promovê-la no tratamento, desencorajando as estratégias compensatórias das quais a criança depende e que impedem o desenvolvimento de habilidades mais avançadas.
  • Expandir o pensamento criativo e desenvolver um repertório extenso de estratégias de tratamento que podem ser aplicadas com mais confiança em inúmeras situações, permitindo que a criança aprenda novas maneiras que, sozinho, ele não seria capaz de desenvolver.
  • Informar e orientar os pais durante as sessões de tratamento, aconselhando sobre o uso de brinquedos adequados e sobre as melhores formas de interagir com a criança nas atividades diárias do ambiente familiar.

Conteúdo do Curso

  • Abordagem da paralisia cerebral e condições neurológicas similares.
  • Análise dos componentes e das complexidades dos exercícios relacionados à uma tarefa específica
  • Desenvolvimento típico da coordenação motora
  • Assimetria & simetria
  • Manuseio como ferramenta guia para as experiências sensório-motoras fundamentais no aprendizado
  • Técnicas de manuseio
  • Padrões atípicos de coordenação
  • Incentivo ao aprendizado e prática de novos padrões de movimento
  • Recursos associados à hipertonia espástica
  • Recursos associados à pc e prematuridade
  • Recursos associados à discinesia
  • Recursos associados à ataxia
  • Recursos associados hipotonia (pc)
  • Guia para estruturação do trabalho de conclusão
  • Feedback individual de cada trabalho
  • Apresentação em vídeo análise sobre um paciente de cada participante
  • Estratégias de tratamento para pacientes com características relacionadas à hipertonia espástica
  • Estratégias de tratamento para pacientes com características relacionadas hipertonia espástica unilateral (pc)
  • Estratégias de tratamento para pacientes com características relacionadas à pc e prematuridade
  • Estratégias de tratamento para pacientes com características relacionadas à discinesia
  • Estratégias de tratamento para pacientes com características relacionadas à ataxia
  • Abordagem prática sobre os aprendizados obtidos
  • Apresentação e análise de casos

Veja mais informações no próprio site do MAES

Público-Alvo

Profissionais com pelo menos 2 anos de experiência no tratamento de crianças com PC e condições neurológicas similares.

  • Fisioterapeutas;
  • Terapeutas Ocupacionais;
  • Fonoaudiólogos (que trabalhem com neuropediatria);
  • Médicos Pediatras;
  • Neurologistas;
  • Terapeutas pediátricos que tem Curso de Pós-Graduação na área de Paralisia Cerebral;
  • Profissionais com alguma formação prévia (Educação Condutiva, Vojta, NDT – Bobath, Integração Sensorial, Halliwick, etc).

Ministrante

Jean-Pierre Maes

  • Director MAES Therapy International
  • Consultant Neurodevelopmental Physiotherapist
  • Course Leader
  • Halliwick Senior Lecturer

Investimento

Valor Total : R$ 12.600,00 parcelamento até 15 de Outubro de 2019.

Seu currículo será analisado anteriormente pelo Jean Pierre, para verificar a aceitação da sua inscrição, sendo aceita, será enviado os detalhes para pagamento.


Observação

A data limite para o pagamento total do valor será até 15 de Outubro de 2019.

Inscrição

Seu currículo será analisado anteriormente pelo Jean Pierre para verificar a aceitação da sua inscrição, sendo aceita, será enviado os detalhes para pagamento.

Cada participante deve preencher o formulário e enviar currículo, traduzido para o inglês.

Clique aqui para fazer inscrição

Próximas Turmas

Maiores informações (21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
E-mail: curso@espacohabilitar.com.br

© Copyright - Espaço Habilitar