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Theratogs CTF 1 e 2

CTF Nível 1 : Postura e Alinhamento de tronco para treinamento Neuropediátrico

CTF Nível 2 : Treinamento em Gerenciamento Neuromotor Pediátrico dos Pés (In-toeing & Out-Toeing).

Inicio do curso: 10 de Março de 2018

Horário: 8:00h às 18:00h

Término do curso: 11 de Março de 2018
Horário: 8:00h às 18:00h

Carga horária: 16hs
Local: Espaço Habilitar, Rua Raul Pompéia 12, 4º andar, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

Em parceria com a FISIOVITAL,

Apresenta uma revisão das questões ortopédicas pediátricas embasada na ciência, de modo a justificar o uso do TheraTogs na reeducação neuromotora.

Objetivo

1o DIA :

  • Nomear os sistemas físicos / fisiológicas que se submetem a adaptação a uma “história de uso” – exemplo, o esqueleto.
  • Explicar o que é o “ouro” na “idade de ouro” da modelagem esquelética.
  • Descrever o input somatossensorial e relacioná-lo com a aquisição do controle postural e sustentação. Demonstrar sua compreensão na aquisição e manutenção do controle postural, utilizando uma ou mais aplicações das faixas do TheraTogs para melhorar o controle postural.
  • Explicar o papel das reações de endireitamento postural na vida diária. Demonstrar sua compreensão do papel de corrigir reações em função diária durante laboratório, utilizando uma ou mais aplicações do sistema TheraTogs, projetadas para otimizar o recrutamento muscular, abordando as reações de endireitamento comuns a um deslocamento do peso corporal anterior.
  • Relacionar alinhamento postural e estratégias de recrutamento muscular necessários para a manutenção na posição vertical e de força muscular. Demonstrar sua compreensão do alinhamento postural e sua relação com as estratégias de recrutamento muscular durante o laboratório, utilizando uma ou mais aplicações das faixas do TheraTogs projetadas para melhorar o alinhamento postural e consequente força muscular do tronco.
  • Discutir o papel da prática na aprendizagem sensório-motora.
  • Relacionar a aquisição do controle postural e o uso do membro para a função. Demonstrar sua compreensão do papel de aquisição de controle postural relacionado com o uso do membro durante laboratório, utilizando e aplicando uma ou mais faixas da TheraTogs adequadas para o controle postural.
  • Discutir a aquisição sequencial do CORE na função muscular antigravitacional, equilíbrio muscular, bem como a influência da distribuição do peso do corpo sobre o recrutamento muscular. Demonstrar sua compreensão do CORE na função muscular antigravitacional, equilíbrio muscular, bem como a influência da distribuição do peso do corpo sobre o recrutamento muscular durante o laboratório, utilizando uma ou mais faixas da TheraTogs adequadas para influenciar a função muscular, equilíbrio muscular, e distribuição de peso.
  • Relacionar alinhamento postural e posição do pé para a distribuição do peso do corpo sobre os pés.
  • Descrever a distribuição do peso normal (ideal) nos segmentos de pé em pé em pré-escolares e adultos. Demonstrar sua compreensão da distribuição do peso normal em pé durante o laboratório, utilizando uma ou mais TheraTogs aplicações adequadas para influenciar a distribuição de peso.
  • Nomear os princípios da aprendizagem motora como eles se relacionam com a maturação do SNC, o interesse no meio ambiente, oportunidade, prática e mapeamento cortical.

 2o DIA:

  • Discutir o processo de modelagem do esqueleto que influencia na torção dos ossos longos e explicar a “janela de oportunidade” no processo de modelagem óssea.
  • Descrever as mudanças que ocorrem no plano transverso, nos formatos dos ossos da pelve, fêmur, e segmento tíbio-fibular ao longo do crescimento, em crianças nascidas em gestação completa.
  • Relacionar posição dos pés – pronação e supinação – à distribuição do peso do corpo na marcha e posição de pé.
  • Relacionar a direção do ângulo de progressão dos pés com a distribuição do peso corporal na marcha e posição de pé, e as estratégias de recrutamento muscular para manter a posição vertical.
  • Explicar o papel da banda Iliotibial na manutenção do alinhamento pélvico e controle da postura na marcha.
  • Descrever a influência do eixo do joelho rodado mediamente, no alinhamento e eficiência da banda iliotibial.
  • Distinguir antetorsão e anteversão femoral na utilização de enfaixamento de rotação do quadril.
  • Explicar as precauções em relação ao uso de enfaixamentos de rotação sobre as articulações do quadris e joelhos em indivíduos de sete anos e mais velhos.

Conteúdo do Curso

1o Dia:

Este programa apresenta uma revisão das questões ortopédicas pediátricas embasada na ciência, de modo a justificar o uso do TheraTogs na reeducação neuromotora, incluindo:

  • Mecanismos de modelagem do esqueleto e suas influências.
  • O papel do sistema somatossensorial na aquisição do controle postural e movimento.
  • Fundamentos da teoria de equilíbrio muscular (S.A. Sahrmann).
  • A pratica relacionada com a aquisição de habilidades

Os participantes serão treinados a vestir o TheraTogs, bem como a escolher as melhores estratégias de enfaixamentos. A certificação será concedida com base na nota do exame final.

2o Dia:

Este programa foi desenvolvido sobre as bases estabelecidas no Treinamento Postura & Alinhamento do Tronco (CTF nível I). Abrange uma breve revisão Ortopédico-Pediátrica do desenvolvimento do sistema esquelético e articulações dos membros inferiores (MMII), por exemplo rotações medial e lateral das articulações e torção medial e lateral dos ossos longos – em relação aos desvios do ângulo de progressão dos pés (FPA).

  • Eventos de modelagem dos Membros Inferiores (MMII) no Plano transversal e precauções de enfaixamentos.
  • Revisão dos elementos do desenvolvimento e manutenção do controle postural que pertencem ao desenvolvimento e alinhamento dos ossos e articulações dos MMII no Plano Transverso.
  • Implementação da teoria de equilíbrio muscular de SA Sahrmann no contexto da cinesiologia das aplicações de faixas de rotação dos MMII.
  • Revisão dos procedimentos de avaliação musculo-esqueléticas utilizados para identificar as fontes de desvios no FPA e para documentar as mudanças de modo replicável.

Público-Alvo

  • Fisioterapia;
  • Terapia Ocupacional;
  • Fonoaudiologia;
  • Ortesistas;
  • Estudantes a partir do 7o período.

Ministrante

Profa. MSc. Beatriz Santos Vieira

  • Fisioterapeuta;
  • Mestre em Human Movement Sciences pela Vrije Universitiet Amsterdam;
  • Professora do curso de especialização em Neurologia Infantil- FCM- Unicamp;
  • Diretora do centro de Reabilitação Intensiva Therapies e
  • Instrutora do Curso Internacional TheraTogs.

Investimento

Valor : R$ 1.700,00 à vista.
Valor : R$ 1.800,00 parcelado até 01 de Março de 2018.

Observação

A data limite para o pagamento total do valor será até 01 de Março de 2018.

Inscrição

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