Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas, cognitivas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.

É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde (OMS, 2008).

É uma profissão da área da saúde centrada no cliente, que se preocupa em promover saúde e bem estar através da ocupação. O principal objetivo do terapeuta ocupacional é permitir que as pessoas participem das atividades da vida cotidiana.

A terapia ocupacional alcança esse resultado trabalhando com pessoas e comunidades aumentando sua capacidade de se engajar nas ocupações que eles querem, precisam ou são esperados para fazer, ou modificando a ocupação ou o ambiente para melhor apoiar o seu envolvimento ocupacional (WFOT, 2012).

© Copyright - Espaço Habilitar