Brincar e desenvolvimento infantil

O brincar é de extrema importância para o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança. É através das experiências proporcionadas pela brincadeira que as crianças descobrem o mundo que as rodeia, permitindo que elas vivenciem oportunidades de prazer, descobertas e desafios.

O brincar também promove a autonomia, contribui para a construção da personalidade e permite que a criança desenvolva a linguagem, o pensamento, a socialização e a autoestima.
Os desafios impostos pela brincadeira permitem que a criança adquira e fortaleça suas habilidades, expresse seus sentimentos (tanto positivos quanto negativos), preferências, receios e hábitos.
Considera-se então que o brincar é um processo essencial a ser vivido durante a infância, devendo estar presente na rotina da criança pois sua ausência pode gerar incapacidades que prejudicam o desenvolvimento infantil.
​No caso de crianças com comprometimento motor e/ou cognitivo, como na Síndrome de Down e na paralisia cerebral, por exemplo, o brincar se faz ainda mais necessário, uma vez que fornece melhora nas capacidades e habilidades motoras através da manipulação de brinquedos de diferentes formas, texturas, tamanhos e pesos. Nesse caso, a experiência do brincar deve ser facilitada para que a criança tenha acesso à exploração e interação com o brinquedo. Sendo assim, cabe ao adulto, que podem ser os cuidadores ou terapeutas, proporcionarem essa facilitação, estruturando o ambiente da atividade para locomoção, posicionamento ou acesso ao brinquedo, proporcionando melhores condições para que a criança consiga realizar a atividade de brincar.
A Terapia Ocupacional em Neuropediatria compreende a importância do brincar no aprendizado da criança e o utiliza como uma forma de desenvolver na criança as habilidades que ela apresenta dificuldade ou em aspectos do desenvolvimento que ela apresenta algum atraso.

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Veja também

Plataforma Vibratória Galileo

A plataforma vibratória é um recurso terapêutico validado no atendimento neuro pediátrico. A vibração de acordo com a frequência utilizada, pode mobilizar articulações, favorecendo alongamento muscular, fortalecer a musculatura, além de ser um poderoso estímulo proprioceptivo.

Leia mais »
Psicomotricidade

Psicomotricidade

O que é a psicomotricidade? Quando escolher fisioterapia convencional ou sessões de psicomotricidade? Como funciona? Esses são questionamentos frequentes e hoje iremos esclarecer todos eles,

Leia mais »