Causas do Atraso na Fala

O aparecimento tardio ou lento da fala pode ocorrer por uma série de fatores: problemas auditivos, falta de estímulos adequados, prematuridade.

O atraso da fala pode ser o primeiro sinal de transtornos mais globais no desenvolvimento como a Deficiência Intelectual e até mesmo o Autismo.
Pode ser ainda, a manifestação de alguma alteração genética ou mesmo uma sequela de alguma intercorrência neurológica.

Algumas crianças podem apresentar alterações no desenvolvimento da fala e da linguagem que não podem ser explicados pelos motivos acima descritos. São crianças, em geral, inteligentes, com resultados de exames normais, mas que não conseguem desenvolver a linguagem oral conforme o esperado.

Nestes casos, podemos ter um Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Esta alteração é mais comum do que se imagina.
Um outro tipo de alteração é a Apraxia de fala.

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Veja também

Plataforma Vibratória Galileo

A plataforma vibratória é um recurso terapêutico validado no atendimento neuro pediátrico. A vibração de acordo com a frequência utilizada, pode mobilizar articulações, favorecendo alongamento muscular, fortalecer a musculatura, além de ser um poderoso estímulo proprioceptivo.

Leia mais »
Psicomotricidade

Psicomotricidade

O que é a psicomotricidade? Quando escolher fisioterapia convencional ou sessões de psicomotricidade? Como funciona? Esses são questionamentos frequentes e hoje iremos esclarecer todos eles,

Leia mais »