Desenvolvimento cognitivo em crianças de 1 a 7 anos

“Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo.”

O conceito de cognição, nos remete aos processos cognitivos que são desenvolvidos desde a infância até o envelhecimento. É importante ressaltar que desenvolvimento está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.

 A aprendizagem é a aquisição de conhecimento e implica então na modificação do sistema nervoso. A medida que a criança percebe o mundo e interage com ele, o sistema nervoso central se mantém em constante modificação de ordem funcional buscando uma melhor adaptação ao meio, fazendo assim o desenvolvimento do processo cognitivo.

Tendo em vista a importância de estimular a criança com atividades que desempenhem melhor as habilidades cognitivas da criança, segue abaixo algumas habilidades importantes que devem ser notadas conforme as idades de 1 a 7 anos:

1 a 2 anos

  • Construir e empurrar torres de 2 a 4 cubos;
  • Colocar objetos dentro de um recipiente, seguindo instrução verbal e retira um a um;
  • Rabiscar papel;
  • Identificar algumas partes do corpo;
  • Associar objetos iguais;
  • Reconhecer figura ou pessoa conhecida;
  • Folhear livros e revistas;
  • Retirar uma vestimenta;
  • Utilizar colher/garfo;
  • Reconhecer a si em fotografia.

2 a 3 anos

  • Encontrar objetos iguais;
  • Realizar encaixes de três peças;
  • Imitar uma linha vertical e horizontal;
  • Imitar desenhando um círculo;
  • Colocar 4 contas grandes num fio;
  • Construir torre de até 6 blocos;
  • Nomear gravura do seu dia a dia;
  • Montar quebra cabeça com duas peças;
  • Dobrar papel pela metade, imitando;
  • Ter noção de cores e grandeza (grande x pequeno);
  • Fazer pareamento de 3 cores;
  • Vestir-se com supervisão;
  • Lavar e secar as mãos;
  • Escovar os dentes com ajuda;
  • Combinar forma geométrica com a figura correspondente.

3 a 4 anos

  • Montar quebra cabeça de 5 partes;
  • Construir torre de até 10/12 blocos;
  • Desenhar círculo e copia cruz;
  • Distinguir figura fundo;
  • Jogar jogos de mesa;
  • Discriminar e nomear cores, formas, tamanho e comprimento;
  • Identificar várias partes do corpo;
  • Noção de mais leve e pesado;
  • Vestir-se sozinho com pequeno auxílio.

4 a 5 anos

  • Identificar detalhes em objetos e desenhos;
  • Relacionar objetos desenhados;
  • Ter noção de comprimento e temporal;
  • Ter conceito de tamanho;
  • Identificar diferentes cores;
  • Montar quebra cabeça de 6 partes;
  • Noções de sequência lógica;
  • Desenhar quadrado e triângulo;
  • Desenhar pessoa (6 partes);
  • Cortar, pintar e colar;
  • Compreender regras simples de uma atividade;
  • Vestir-se sem auxílio;
  • Realizar laço com auxílio.

6 a 7 anos

  • Conhecer direita  e esquerda em a sua frente;
  • Perceber e combina figuras abstratas;
  • Memória visual;
  • Descrever e interpreta cores;
  • Desenhar figura simples;
Por Sofia Régis
Terapeuta Ocupacional
CREFITO 2/017552 – TO

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