Integração Sensorial-Post

O que vem por trás de uma criança “inquieta”.
Sabe aquela frase: “Meu filho não para?”

Ele se movimenta constantemente, gosta de correr, pular, escalar, não tem noção de perigo, não gosta de ficar sentado por muito tempo, tropeça e cai com frequência, vive machucado, parece não me escutar, se suja e não percebe. Ele pode ter uma disfunção de modulação sensorial. A criança hiporresponsiva geralmente costuma não ficar sentada por muito tempo em um mesmo local, se mexe o tempo todo procurando sempre movimento, derruba com frequência objetos, tem dificuldade em prestar atenção e em se concentrar. Nestes casos o melhor a ser feito é dar oportunidades à criança para que a mesma tenha experiências de movimento, como colocar em um esporte e procurar uma avaliação de um terapeuta ocupacional para avaliar as questões de integração sensorial e iniciar a terapia de integração sensorial. O processamento sensorial é definido como a habilidade do sistema nervoso central de absorver, processar e organizar respostas adequadas às informações trazidas pelos sentidos. Quando o terapeuta ocupacional utiliza a teoria de integração sensorial em sua intervenção, espera-se que ocorra um aumento do processamento e da organização sensorial pelo Sistema Nervoso, possibilitando uma melhora do desempenho ocupacional. Esta pode ser manifestada por habilidades na coordenação motora, aprendizado escolar, linguagem, atividades de vida diárias, habilidades sociais e pessoais.


Por,
Sofia Leucht
CREFITO 2/ 017552 – TO

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Veja também

Plataforma Vibratória Galileo

A plataforma vibratória é um recurso terapêutico validado no atendimento neuro pediátrico. A vibração de acordo com a frequência utilizada, pode mobilizar articulações, favorecendo alongamento muscular, fortalecer a musculatura, além de ser um poderoso estímulo proprioceptivo.

Leia mais »
Psicomotricidade

Psicomotricidade

O que é a psicomotricidade? Quando escolher fisioterapia convencional ou sessões de psicomotricidade? Como funciona? Esses são questionamentos frequentes e hoje iremos esclarecer todos eles,

Leia mais »