Psicologia

psicologia-600-low

A psicologia é uma ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. A psicologia pediátrica é um ramo da psicologia que se concentra nas crianças e tem como objetivo favorecer seu desenvolvimento psicológico saudável.

As crianças já desde bem pequenas podem apresentar indícios de que algo não vai bem. Seguem abaixo exemplos que podem indicar a necessidade de terapia infantil:

  • Chorar em demasia
  • Excesso de necessidade de contato com a mãe ou pai
  • Agressividade desmedida
  • Dificuldade de interação social 

O psicólogo infantil tem as habilidades necessárias para interagir com a criança, como a forma de falar, o tom e as palavras utilizadas, criando um ambiente de confiança para ela. Na terapia infantil são utilizados recursos lúdicos, pois é através da brincadeira que a criança expressa suas questões subjetivas e o terapeuta poderá então ajudá-la.

Tendo em vista que o papel dos pais é de extrema importância na vida da criança, estes também devem ser acompanhados, pois para que a criança esteja bem é necessário que aqueles que cuidam dela também estejam. 

Em crianças com comprometimento neurológico muitas vezes a psicologia se faz necessária seja com crianças pequenas, dentro de um trabalho de estimulação precoce, seja para trabalhar com crianças maiores suas questões subjetivas.

A Terapia Cognitivo Comportamental é a abordagem psicológica que tem se mostrado mais eficaz no tratamento de diversos problemas psicológicos, sendo a utilizada na Espaço Habilitar.

O terapeuta cognitivo comportamental, desenvolvendo as competências emocionais do paciente, vai ajudá-lo a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais que prejudicam sua vida. Em crianças que têm um comprometimento cognitivo maior o foco do trabalho é a modulação do comportamento.