Psicopedagogia

psicopedagogia-600-low

A psicopedagogia é um saber científico que busca entender a maneira como o ser humano assimila e processa as informações, construindo, assim, os conhecimentos. Ela é responsável, portanto, pelo estudo dos processos do aprender humano, levando em consideração as especificidades de cada sujeito. 

As dificuldades de aprendizagem surgem desde a infância e vão se agravando com o passar do tempo, principalmente se não houver acompanhamento adequado. 

A psicopedagogia clínica com crianças busca identificar as dificuldades de aprendizado da criança, bem como suas causas (biológicas e/ou emocionais) e intervir tendo como principal finalidade garantir a compreensão dos conteúdos e facilitar o aprendizado, utilizando-se de recursos pedagógicos e lúdicos para isto. 

Alguns sinais, como os que seguem abaixo, podem indicar que a criança precisa da ajuda de um psicopedagogo: 

  • Dificuldade na leitura e escrita. 
  • Falta de concentração, atenção e/ou memória.
  • Notas baixas.
  • Desmotivação e falta de interesse nos estudos. 
  • Dificuldade de raciocínio lógico.

Muitas crianças com problemas neurológicos podem apresentar dificuldades de aprendizado e a psicopedagogia pode ser uma grande aliada nesse processo. 

É muito importante que tanto a família como a escola estejam incluídas no trabalho psicopedagógico para que a melhora da criança ocorra de forma mais efetiva.