O projeto Surf Habilitar surgiu da vontade de proporcionar para nossas crianças novas experiências e possibilidades.

   Experiências essas, que muitas vezes não são vivenciadas por todo um contexto: a dificuldade de acessibilidade, inclusão e limitações físicas e/ou cognitivas e intelectuais. Mas para nós esse é um contexto que deve ser vencido!

   Muitas das nossas crianças nunca sequer frequentaram uma praia! Você mesmo, já foi à praia com sua criança? Já parou para pensar e se perguntar que quando estamos na praia, quantas crianças com necessidades especiais você vê curtindo e se beneficiando deste ambiente altamente prazeroso e motivacional assim como todos? Onde está a nossa tão sonhada INCLUSÃO! A maioria delas sofre com a falta da Vitamina D, tão importante para desenvolvimento dos nossos ossos e outros sistemas, o que acaba interferindo diretamente nos ganhos motores, cognitivos e intelectuais. Elas devem ser expostas ao sol, Sim! Então, porque não ir a praia? Acessibilidade? Nós tornamos possível!

   O projeto Surf habilitar é uma nova proposta terapêutica que tem como objetivo trabalhar os objetivos funcionais determinados em solo através da prática do surf.

   É uma parceria entre a Espaço Habilitar e escolinha de surf Soul Rio. Os fisioterapeutas foram capacitados à prática ao esporte e os instrutores recebem orientações sobre as capacidades e limitações de cada paciente que é inserido no programa. Dessa forma, é determinado o planejamento terapêutico se favorecendo dos benefícios que a prática do surf promove.

   As crianças com necessidades especiais, são avaliadas em solo pelo fisioterapeuta, que determina em conjunto com a família os objetivos a serem trabalhados. É encaminhado para adaptação ao ambiente aquático e treino do controle respiratório na fisioterapia aquática e em seguida é realizado a prática ao esporte adaptado na praia.

   As sessões de surf habilitar tem duração de 50 minutos, com fisioterapeuta e instrutor de surf em conjunto. É uma terapia prazerosa, motivacional, fora da sala de terapia, onde nos beneficiamos dos recursos sensoriais como areia, água do mar, contato com a natureza, exposição solar, atividade e participação família e criança, inclusão ao esporte adaptado.

   Vamos tornar a praia um lugar para TODOS, criar possibilidades e novas habilidades e experiências!

   Inclusão! Era SOL e INCLUSÃO que nos faltava 🌊🏄🌴🏖️🌅