Brain breaks: Atividades para melhorar o foco e a atenção

“Brain breaks” referem-se a uma série de atividades que podem ser utilizadas por professores em sala de aula, com o objetivo de melhorar o foco e a atenção dos alunos. Estas atividades oferecem uma ótima oportunidade para os alunos trabalharem a coordenação, flexibilidade e consciência corporal e espacial, enquanto se divertem. Além disso, também podem oferecer oportunidades para resolução de problemas, cooperação, trabalho em equipe e construção de habilidades sociais.

Estas atividades são ótimas para usar sempre que os alunos estão inquietos e estão com dificuldades para prestar atenção na aula. A maioria delas leva apenas alguns minutos e você pode voltar à aula com os alunos prontos para se concentrarem na lição.

Listamos aqui sete dicas de atividades, mas é possível encontrar muito mais na internet, inclusive, no youtube há diversos vídeos com mais dicas, basta pesquisar pelo termo “brain breaks”.

  1. 5-4-3-2-1– neste jogo simples, os alunos se levantam e o professor (ou líder) pede para eles fazerem cinco movimentos diferentes em ordem decrescente. Por exemplo, o professor pode falar: “dê cinco pulos, gire quatro vezes, pule em um pé só três vezes, caminhe ao redor da sala duas vezes, dê ao seu vizinho um high-five”. É importante dar uma pausa entre cada tarefa.

  2. Seis pontos– numere seis pontos em torno da sala, de 1-6. Peça aos alunos que escolham e se posicionem em um ponto. Escolha um aluno para jogar um dado. Todos os alunos que estiverem no número mostrado no dado devem voltar para seus lugares. Os alunos que são deixados vão para um novo local, e o dado é jogado novamente. Continue até que restem apenas alguns alunos.
  3. Festa dançante– coloque uma música animada e dance! Se possível, pode-se escurecer a sala e colocar uma luz negra, ou outro efeito especial. As crianças vão adorar!

  4. Estátua – semelhante a festa dançante, exceto que de vez em quando a música pára, e as crianças devem congelar e manter a posição em que estão até que a música comece novamente.

  5. Nomeie movimentos– os alunos ficam atrás de suas cadeiras. Um de cada vez, cada aluno diz seu nome acompanhado por um movimento especial. Por exemplo, uma criança pode dizer “Bruno!” Enquanto pula num pé só. Depois que o aluno fizer o movimento, o resto da turma diz o nome do aluno ao mesmo tempo e imita a jogada. Então é a vez do próximo aluno.

  6. Mantenha a bola – os alunos devem jogar a bola um para o outro e evitar que ela caia no chão. Adicione duas ou três bolas para ficar ainda mais divertido.

  7. Desafios físicos– desafie os alunos a fazerem algo fisicamente difícil, como ficar de pé com os braços estendidos, ou este: segure o nariz com a mão esquerda e pegue a orelha esquerda com a mão direita, e então mude rapidamente: a mão direita vai para o nariz e a mão esquerda vai para a orelha direita. Poses de Ioga também podem ser uma boa variação.

Conheça a Espaço Habilitar!

(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana

0 comentátios

Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *