Curso de Estimulação Visual

O atendimento à criança com deficiência visual: da avaliação da visão funcional à inclusão escolar.

contensão induzida

Espaço equipado

Você aprende fazendo, experimentando e usando os equipamentos certos. 

Estimulacao-Visual-Espaco-Habilitar-705x705-low

Foco prático

Nossa sala de aula é um espaço de reabilitação com aparelhos modernos

Estimulação visual

Professores experientes

Especialistas com décadas de carreira, cursos nacionais e internacionais.

Sobre o curso

A plataforma vibratória é um recurso terapêutico validado no atendimento neuro pediátrico. A vibração de acordo com a frequência utilizada, pode mobilizar articulações, favorecendo alongamento muscular, fortalecer a musculatura, além de ser um poderoso estímulo proprioceptivo. 

Objetivo

O curso tem o objetivo de instruir os profissionais da área de fisioterapia e terapia ocupacional a utilizar a plataforma como mais um recurso terapêutico. Contribuir na melhora na qualidade do atendimento à crianças e adolescentes, suas indicações e contra-indicações, avaliação do paciente e melhorar a qualidade do atendimento de crianças e adolescentes.

  • Dias 14 a 17 de Novembro
    das 08:00 às 17:30
  • Carga horária: 16 horas
  • Para: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e estudantes a partir do 7º período.
  • Rio de Janeiro

Conteúdo

Avaliação do Comportamento Visual e da Integração Visuo-motora: Aspectos teóricos e práticos.

  • Anatomia e Fisiologia da visão
  • Principais patologias oculares que causam deficiência visual na infância: Aspectos Funcionais.
  • Maturação Neurológica da Visão e Plasticidade Cerebral: Aspectos de Interesse para prática clínica.
  • Métodos de Avaliação.
  • Recomendações da Organização Mundial da Saúde: prevenção e promoção da saúde ocular na infância. Método de Avaliação da Conduta Visual de Lactentes.
  • Avaliação da visão funcional.

A intervenção com a criança com deficiência visual: da intervenção oportuna à inclusão escolar.

  • Avaliação da função visual baseado nas escalas: CVI Range (Deficiência visual cortical).
  • Testes de acuidade de resolução de grades (LEA GRATINGS; Potencial visual Evocado).
  • Especificidades da criança cega.
  • A abordagem da integração sensorial com crianças com deficiência visual.
  • Planejamento da intervenção e adaptações para casa e escola.

Avaliação da visão funcional: da teoria aos fundamentos da prática.

Os participantes colocarão em prática os aprendizados do módulo 1, considerando diferentes tipos de avaliações da visão funcional para crianças com deficiência visual, que podem ser aplicados por diferentes profissionais da área da saúde e educação especial.

Critério: ter participado do módulo 1

Módulo básico 1

Avaliação do Comportamento Visual e da Integração Visuo-motora: Aspectos teóricos e práticos.

  • Anatomia e Fisiologia da visão.
  • Principais patologias oculares que causam deficiência visual na infância: Aspectos Funcionais.
  • Maturação Neurológica da Visão e Plasticidade Cerebral: Aspectos de Interesse para prática clínica.
  • Métodos de Avaliação.
  • Recomendações da Organização Mundial da Saúde: prevenção e promoção da saúde ocular na infância. Método de Avaliação da Conduta Visual de Lactentes.
  • Avaliação da visão funcional.
 

A intervenção com a criança com deficiência visual: da intervenção oportuna à inclusão escolar.

  • Avaliação da função visual baseado nas escalas: CVI Range (Deficiência visual cortical).
  • Testes de acuidade de resolução de grades ( LEA GRATINGS; Potencial visual Evocado).
  • Especificidades da criança cega.
  • A abordagem da integração sensorial com crianças com deficiência visual.
  • Planejamento da intervenção e adaptações para casa e escola.
 

Avaliação da visão funcional: da teoria aos fundamentos da prática.

Os participantes colocarão em prática os aprendizados do módulo 1, considerando diferentes tipos de avaliações da visão funcional para crianças com deficiência visual, que podem ser aplicados por diferentes profissionais da área da saúde e educação especial.

Critério: ter participado do módulo 1

  • Dias 14 a 17 de Novembro
    das 08:00 às 17:30
  • Carga horária: 16 horas
  • Para: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e estudantes a partir do 7º período.
  • Rio de Janeiro

Ministrantes

Giovana Martini

  • Terapeuta Ocupacional (UFSCar)
  • Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (FCM-Unicamp)
  • Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS (Universidade do Sul da Califórnia)
  • Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo Bobath
  • Curso de Bebe – Conceito Bobath

Maria Emília Briant

  • Terapeuta Ocupacional FMUSP
  • Mestre em Ciências pela FMUSP
  • Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS (Universidade do Sul da Califórnia)
  • Especialista em Intervenção Precoce-PUCSP
  • Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo Bobath
  • Curso de Bebe – Conceito Bobath

O curso começa daqui a:

Days
Hours
Minutes
Inscrições encerradas

Local

Espaço Habilitar
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar
Copacabana (Arpoador)
Rio de Janeiro/RJ

Desconto de 5%

para grupos a partir de 3 pessoas
(com o mesmo CNPJ)

Valores

Básico – Dias 14 e 15 Novembro

R$1.290,00 à vistaVagas encerradas
R$1.540,00 parcelado até 07 de NovembroVagas encerradas

Avançado – Dias 16 e 17 Novembro

R$1.290,00 à vistaVagas encerradas

R$1.540,00 parcelado até 07 de NovembroVagas Encerradas

Básico+Avançado – Dias 14 até 17 Novembro

R$2.640,00 à vistaVagas Encerradas
R$2.770,00 – parcelado até 07 de NovembroVagas Encerradas

Dúvidas frequentes

Podem sim, pois geralmente trabalham com o mesmo público. Verifique o programação do curso para mais informações de conteúdo.

Podem sim. Verifique o programação do curso para mais informações de conteúdo.

O pagamento pode ser à vista ou parcelado, através de boleto bancário. 

Ainda com dúvidas? Entre em contato por telefone ou WhatsApp

O que é o
Espaço Habilitar?

Somos uma clínica de referência em reabilitação de crianças e adolescentes com necessidades específicas e especiais. Nosso maior objetivo é torná-las capazes de desenvolver o máximo do seu potencial, promovendo mais autonomia nas tarefas diárias, gerando uma maior autoestima, através de atendimento lúdico, encantamento e muito amor.

Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar formadas com profissionais altamente qualificadas e especializadas na área de reabilitação pediátrica, aplicando planos de tratamento personalizados para as necessidades de cada criança.