Curso Estimulação Visual: protocolos de avaliação para o uso da visão funcional

O bebê e a criança com deficiência visual

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contensão induzida

Espaço equipado

Você aprende fazendo, experimentando e usando os equipamentos certos. 

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Foco prático

Nossa sala de aula é um espaço de reabilitação com aparelhos modernos

Estimulação visual

Professores experientes

Especialistas com décadas de carreira, cursos nacionais e internacionais.

Sobre o curso

Este curso foi elaborado por duas terapeutas ocupacionais com ampla experiência na atuação junto a bebês e crianças com deficiência visual. Com os avanços da neonatologia, com novas síndromes que têm acometido muitas crianças, ou ainda, por sequelas de quadros neurológicos, nós, profissionais da saúde e da educação, recebemos cada vez mais crianças com perdas visuais com a necessidade da realização de uma específica avaliação para que cada profissional, dentro da sua área de atuação, tenha possibilidades de elaborar estratégias de intervenção pertencentes ao seu campo profissional. É fundamental pensar ainda nas orientações a essas famílias para que essas crianças, em seu cotidiano, usem de forma mais funcional sua visão residual.

Objetivo

O enfoque do curso é instrumentalizar os participantes para realizar com eficácia a avaliação da visão funcional usando como base diferentes protocolos. Salientar as discussões sobre processamento visual e a deficiência visual cortical, algo tão presente em quadros neurológicos.

  • Dias 14 a 17 de maio de 2020
  • Carga horária: 32 horas
  • Para: Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Pedagogos.
  • Rio de Janeiro

Conteúdo

– Anatomia e Fisiologia da visão;
– Principais patologias oculares que causam deficiência visual na infância: Aspectos Funcionais;
– Maturação Neurológica da Visão e Plasticidade Cerebral: Aspectos de Interesse para prática clínica;
– Desenvolvimento visual e vísuo motor no primeiro ano de vida;  
– Deficiência visual cortical;
– Protocolo de avaliação da visão funcional;
– Prática entre alunos do protocolo de avaliação da visão funcional;
– Avaliação da função visual baseado nas escalas: CVI Range (Deficiência visual cortical);
– Testes de acuidade de resolução de grades (LEA GRATINGS; potencial visual Evocado).

 

– Revisão dos principais pontos das escalas de avaliação;
– Demonstração por parte das instrutoras de uma avaliação da visão funcional;
– Prática da avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual por parte dos alunos;
– Como elaborar um relatório de avaliação da visão funcional;
– Escala GAS (Goal Attainment Scale).

Necessário ter cursado o módulo teórico

Módulo Teórico

– Anatomia e Fisiologia da visão
– Principais patologias oculares que causam deficiência visual na infância: Aspectos Funcionais;
– Maturação Neurológica da Visão e Plasticidade Cerebral: Aspectos de Interesse para prática clínica;
– Desenvolvimento visual e visuo motor no primeiro ano de vida; 
– Deficiência visual cortical;
– Protocolo de avaliação da visão funcional;
-Prática entre alunos do protocolo de avaliação da visão funcional;
– Avaliação da função visual baseado nas escalas: CVI Range (Deficiência visual cortical);
– Testes de acuidade de resolução de grades (LEA GRATINGS; potencial visual Evocado).

 

– Revisão dos principais pontos das escalas de avaliação;
– Demonstração por parte das instrutoras de uma avaliação da visão funcional;
– Prática da avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual por parte dos alunos;
– Como elaborar um relatório de avaliação da visão funcional
– Escala GAS (Goal Attainment Scale).

Necessário ter cursado o módulo teórico

  • Dias 14 à 17 de maio de 2020
  • Carga horária: 32 horas
  • Para: Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Pedagogos.
  • Rio de Janeiro

Ministrantes

Giovana Martini

  • Terapeuta Ocupacional pela UFSCAR;
  • Mestre em saúde da criança e do adolescente pela UNICAMP;
  • Primeiro estudo Brasileiro sobre o instrumento Lea Gratings;
  • Curso básico e do bebê no método Neuroevolutivo Bobath;
  • Formação no método de avaliação CVI Range pela Perkins School for the Blind;
  • Certificação completa em Integração Sensorial pela WPS (Universidade do Sul da Califórnia);
  • Atuação junto a crianças com deficiência visual desde 2001.

Maria Emília Briant

  • Terapeuta Ocupacional FMUSP
  • Mestre em Ciências pela FMUSP
  • Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS (Universidade do Sul da Califórnia)
  • Especialista em Intervenção Precoce-PUCSP
  • Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo Bobath
  • Curso de Bebe – Conceito Bobath

O curso começa daqui a:

Days
Hours
Minutes
Inscrições encerradas

Local

Espaço Habilitar
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar
Copacabana (Arpoador)
Rio de Janeiro/RJ

Horário

08:30 as 17h30

Desconto de 5%

para grupos a partir de 3 pessoas
(com o mesmo CNPJ)

Valores

Teórico – Dias 14 e 15 de maio

R$1.420,00 – à vista
R$1.690,00 – parcelado até 06 de maio de 2020

Prático – Dias 16 e 17 de maio

R$1.420,00 – à vista
R$1.690,00 – parcelado até 06 de maio de 2020

Teórico+Prático – Dias 14 a 17 de maio

R$2.900,00 – à vista
R$3.050,00 – parcelado até 06 de maio de 2020

Dúvidas frequentes

É possível cursar somente o teórico e posteriormente o prático. Pra cursar apenas o módulo prático, é necessário ter cursado o módulo teórico anteriormente (necessário comprovação).

Podem sim. Verifique o programação do curso para mais informações de conteúdo.

O pagamento pode ser à vista ou parcelado, através de boleto bancário. 

Ainda com dúvidas? Entre em contato por telefone ou WhatsApp

O que é o
Espaço Habilitar?

Somos uma clínica de referência em reabilitação de crianças e adolescentes com necessidades específicas e especiais. Nosso maior objetivo é torná-las capazes de desenvolver o máximo do seu potencial, promovendo mais autonomia nas tarefas diárias, gerando uma maior autoestima, através de atendimento lúdico, encantamento e muito amor.

Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar formadas com profissionais altamente qualificadas e especializadas na área de reabilitação pediátrica, aplicando planos de tratamento personalizados para as necessidades de cada criança.