Psicomotricidade

psicomotricidade-espaco-habilitar

Desenvolvimento Motor Infanto Juvenil

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, estando relacionado à idade e ocorrendo na postura e no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. Esse desenvolvimento, assim como o ganho de habilidades motoras como destreza, velocidade, lateralidade, noção de espaço e de tempo, não acontece por igual. Diferencia-se de criança para criança, ou seja, o tempo para ganho, maturação e desenvolvimento varia de individuo para outro, existindo, contudo, um tempo máximo para tal aquisição. Sendo que um bom desenvolvimento repercutirá na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais, emocionais e culturais.

É de suma importância realizar um acompanhamento deste desenvolvimento, principalmente nos estágios iniciais de formação do bebê, de forma que seja possível realizar o diagnóstico de doenças motoras em estágios precoces, facilitando o tratamento e tornando-o assim mais eficaz, seguro e rápido.

As dificuldades motoras fazem com que normalmente, a criança se refugie do meio que não domina, deixe de realizar ou passe a realizar com pouca frequência determinadas atividades, gerando consequências em seu desenvolvimento funcional, cognitivo e sócio emocional. Sendo assim, caso os pais notem algum tipo de dificuldade ou de estagnação, é aconselhável conversar com o pediatra, pois são sinais importantes e que precisam ser investigados.

Os trabalhos orientados para o desenvolvimento motor chamam-se Psicomotricidade e visam ganhos específicos nas áreas de locomoção e manipulação de objetos, reproduzindo assim os movimentos de chutar, empurrar, soltar, lançar, pegar, jogar, ou seja, os movimentos nativos de nossa espécie. São atividades relevantes, para que possamos ter um aprimoramento nas aquisições futuras de habilidades mais complexas, como, por exemplo, vestir-se, andar, dirigir, socializar-se e outras.